Casamento

Inscrições para casamento comunitário no DF abrem amanhã

A segunda edição está prevista para acontecer dia 5 de setembro. Inscrições encerram 4 de agosto

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), divulgou nesta terça-feira (27/7), o decreto que torna público os critérios de seleção, para 40 casais que desejam participar do casamento comunitário. As inscrições são presenciais e abrem nesta quarta-feira (28/7). O prazo vai até dia 4 de agosto.

O local ainda será definido e divulgado. Mas a cerimônia está marcada para o dia 5 de setembro. Esta é a segunda edição do projeto, em 2021. A anterior ocorreu em maio, mês dedicado às noivas. O casamento comunitário é composto por cinco fases: inscrição, seleção dos candidatos, preparação da documentação, participação nos encontros preparatórios e cerimônia.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, relata que o intuito da ação é realizar sonhos. “Os preparativos para o Casamento Comunitário já estão a todo vapor. Assim como nas outras edições, com o apoio dos nossos parceiros, estamos organizando a cerimônia com todo carinho e atenção para que os noivos possam ter a cerimônia dos sonhos e um dia inesquecível”, disse. Além disso, o objetivo é oferecer aos casais a habilitação, o registro e a certidão de matrimônio.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar a baixa renda e entregar de forma presencial os documentos exigidos na Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (SUBDHIR), localizada no endereço SAAN, Quadra 1, Lote C, 3º andar - Edifício Comércio Local. A relação dos candidatos selecionados será divulgada em 5 de agosto de 2021.

Não serão aceitos documentos ilegíveis ou em mau estado. Além disso, se comprovada alguma irregularidade ou ilegalidade na documentação, a participação do candidato no processo seletivo será anulada. De acordo com a Sejus, critérios socioeconômicos são levados em consideração no momento da seleção.

Pré-requisitos

  • Comprovação de residência no Distrito Federal por cada indivíduo
  • Comprovação de hipossuficiência por cada indivíduo
  • Apresentação de toda a documentação descrita neste edital
  • Idade mínima de 18 (dezoito) anos até a data da publicação deste edital
  • Ausência de impedimento legal para casar-se, nos termos do artigo 1.521 do Código Civil

Documentação necessária

  • original da Carteira de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • se solteiro, original da Certidão de Nascimento
  • se divorciado, Certidão de Casamento com averbação do divórcio, formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado e cópia da certidão de nascimento ou documento que conste os seguintes dados: nome do cartório de registro de nascimento, n° do livro e folhas
  • se viúvo, Certidão de Casamento com a pessoa falecida, Certidão de Óbito da pessoa falecida, formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado e cópia da certidão de nascimento. Caso o divorciado (a) ou viúvo(a) não tenha promovido à partilha de bens, deverá casar-se pelo regime de Separação Legal de Bens, de acordo com o Código Civil
  • original do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • comprovante de residência original do último mês de referência no nome do noivo e da noiva, ou declaração de residência de próprio punho por cada indivíduo
  • declaração de Hipossuficiência de renda
  • declaração de Veracidade dos Documentos Registro Digital
  • as testemunhas deverão apresentar cópia e original dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento e comprovante de residência; se forem casados(as) acrescer a Certidão de Casamento; se forem divorciados(as) acrescer a Certidão de Casamento com averbação do divórcio. As testemunhas que se farão presentes no cartório não serão as mesmas do dia da cerimônia

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