O Governo do Distrito Federal vai antecipar a aplicação da segunda dose de 6 mil professores vacinados com a AstraZeneca. O atendimento a esse público será feito a partir desta terça-feira (27/7). Segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, basta que os professores vacinados com a AstraZeneca/Oxford apresentem crachá e cartão de vacinação nos postos de vacinação.
As informações foram divulgadas durante coletiva na tarde desta segunda-feira (26/7). Quem não conseguir comparecer nesta terça, poderá procurar a imunização nos próximos dias. A antecipação da segunda dose para os docentes e servidores escolares visa dar mais segurança à retomada das aulas presenciais, previstas para 2 de agosto.
Além disso, Gustavo afirmou que haverá uma repescagem para 1.900 profissionais da educação que, por algum motivo ainda não se vacinaram com a primeira dose. A repescagem ocorrerá entre 29, 30 e 31 de julho. Para a repescagem, o funcionário precisa estar na lista divulgada pela Secretaria de Educação e procurar o ponto de atendimento indicado na relação da pasta, com crachá e cartão de vacinação.
Vai e volta
Em 16 de julho, após anunciar como certa a antecipação da segunda dose para profissionais da área de educação vacinados com imunizantes da Oxford/AstraZeneca e Pfizer, o Governo do Distrito Federal (GDF) levou o plano de volta à fase de análises. A decisão ocorreu após manifestação contrária à medida por parte do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
A antecipação para a segunda dose da Pfizer vai ocorrer após a divulgação de uma nota técnica do Ministério da Saúde indicando o adiantamento.