Internado em um hospital particular de Ceilândia após testar positivo para a covid-19, o deputado distrital Guarda Jânio (Pros) está com 50% da capacidade pulmonar comprometida. A confirmação veio após uma tomografia realizada na manhã desta quinta-feira (29/7).
Por meio de nota, a assessoria do parlamentar informou que o distrital estava apresentando sintomas gripais desde terça-feira (27/7). Segundo o comunicado, o quadro dele é estável. A esposa e a filha do deputado também foram submetidas ao exame de covid-19. Elas ainda não receberam o resultado.
Guarda Jânio era suplente e assumiu o cargo na Câmara Legislativa do DF (CLDF) em junho, depois que o deputado Fernando Fernandes (Pros) deixou o posto para comandar a Administração Regional de Ceilândia.
Parlamentares infectados
Em março deste ano, o deputado distrital Martins Machado (Republicanos) anunciou que foi reinfectado pela covid-19. O parlamentar disse que teve sintomas da doença e passou por um exame que testou positivo, pela segunda vez.
O distrital Hermeto (MDB) também foi infectado pela covid-19, em dezembro de 2020. No mesmo dia em que ele se submeteu ao teste para saber se estava infectado, o parlamentar circulou sem máscara pelo plenário da CLDF.
No mesmo mês, o deputado Leandro Grass (Rede) deixou de participar de trabalhos e votações remotas da Casa por causa dos avanços dos sintomas do novo coronavírus. O parlamentar que tinha se infectado dias antes, mas continuou trabalhando de forma remota. No entanto, o quadro de cansaço excessivo, um dos sintomas da doença, se agravou.
Outros deputados distritais também já testaram positivo para a covid-19: Reginaldo Veras (PDT); Rafael Prudente (MDB); Rodrigo Delmasso (Republicanos); Iolando Almeida (PSC); Daniel Donizet (PL); Claudio Abrantes (PDT); Eduardo Pedrosa (PTC); e Jaqueline Silva (PTB).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.