O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), Bartolomeu Rodrigues, anunciou, nesta terça-feira (13/7), que a obra do artista plástico Francisco Galeno, um calçadão de pedras portuguesas, será tombada como patrimônio cultural do DF. A arte fica na orla do Lago Veredinha, em Brazlândia.
Com o tombamento, a obra será restaurada de acordo com o projeto original, de 1993. "Não era para acontecer, a obra de Galeno foi depredada. Já tomamos as providências para que sejam recuperadas, em todo o trajeto, as pedras com a obra de nosso artista", afirmou o secretário, que esteve no local na tarde desta terça-feira (13/7), acompanhado do governador em exercício do DF, Paco Britto.
O chefe da pasta informou, ainda, que o processo do tombamento foi iniciado na Subsecretaria de Patrimônio da Secec. "Para entregar à população de volta o mais rápido possível", complementou Bartolomeu.
Entenda
As pedras do calçadão que estampam a obra de Galeno começaram a ser retiradas nesta segunda-feira (12/7). A remoção faz parte da revitalização da orla promovida pela administração da cidade. A Secretaria de Cultura informou que sugeriu a suspensão imediata da retirada e teve o pedido atendido pela regional.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.