Do total das mais de 1,4 milhão de doses contra a covid-19 aplicadas no Distrito Federal, cerca de 16,4% foram administradas em pessoas que não moram na capital. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o percentual indica que 123.794 pessoas de outras unidades da Federação receberam a primeira dose no DF e 47.862 completaram o ciclo vacinal com a segunda dose.
Os números foram divulgados pelo balanço semanal da Secretaria de Saúde com dados extraídos do e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, alimentado pela pasta. Desse público, os moradores dos cinco estados que mais procuraram o DF foram os de Goiás (44,99%); Minas Gerais (11,45%); São Paulo (6,6%); Rio de Janeiro (6,14%); e Bahia (4,85%).
O acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) é universal. Portanto, nenhuma secretaria pode restringir a aplicação primeira dose da vacina às pessoas que não moram na região. No entanto, para receber a segunda dose, é necessário ter iniciado o esquema vacinal no mesmo local. Caso um morador do DF, por exemplo, tenha se vacinado fora da capital federal e queira receber a segunda dose em solo brasiliense, deverá se justificar na Ouvidoria Geral do Distrito Federal.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.