LUTO

Morre doutor Lisboa, médico que revolucionou a pediatria no DF

Doutor Lisboa formou-se aos 23 anos, e trabalhava como pediatra na capital federal desde 1967

O pediatra Antônio Márcio Junqueira Lisboa, o doutor Lisboa, faleceu neste domingo (14/6), aos 94 anos. Segundo Claudia Lisboa, filha do médico, ele morreu sem sofrer. “ Meu pai morreu essa madrugada. Ele morreu como queria, de repente, à noite. Uma benção ter uma morte assim. E foi no dia de Santo Antônio. Estou bem”, conta.


Doutor Lisboa formou-se aos 23 anos, e trabalhava como pediatra na capital federal desde 1967. Ele viveu sua infância em Leopoldina (MG) e depois partiu para o Rio de Janeiro, com a intenção de estudar, na Faculdade Nacional de Medicina.


A aventura de vir para o Distrito Federal fundar a Faculdade de Medicina de Brasília, da Universidade de Brasília (UnB), o fez deixar para trás o segundo maior consultório de pediatria no Rio de Janeiro.


Aposentou-se em 1994, mas não parou. Viu pacientes se tornarem adultos. Depois, tratou os filhos dessas pessoas, e os netos. De geração em geração, nunca parou de estudar e se atualizar. O doutor já publicou mais de 16 livros e 400 artigos. 

Saiba Mais

Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A Press - Doutor Lisboa e três gerações de pacientes: Lúcia Bulcão, o filho João Ricardo e a caçulinha da família, Antônia
Adauto Cruz/CB/D.A Press - 2011-10-28
Edy Amaro/Esp. CB/D.A Press - 2018-01-13. Aniversário de 91 anos