CORONAVÍRUS

Covid-19: GDF espera abrir agendamento para pessoas com 58 anos nesta semana

Cumprimento de meta do governo local depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde, mas gestores da pasta distrital estão confiantes no avanço da campanha de imunização

O Governo do Distrito Federal (GDF) espera, ainda nesta semana, abrir o agendamento para pessoas com 58 anos se vacinarem contra a covid-19. Fontes da Secretaria de Saúde (SES-DF) ouvidas pelo Correio afirmam que a expectativa do Comitê de Operacionalização da Vacinação é de que a diminuição da idade da população geral atendida ocorra semanalmente.

A previsão é de que o formato possibilite o avanço da campanha. No entanto, caso o ritmo seja mantido, seriam necessárias 42 semanas para vacinar todas as pessoas de 18 a 59 anos. Ainda assim, a secretaria espera remanejar doses mais rapidamente e depender menos dos repasses do governo federal. Por isso, a pasta dá apenas cinco dias para imunização dos grupos da faixa etária definida para a semana. Quem não comparece ao posto de vacinação na data marcada nem nos próximos cinco dias corridos perde a vez.

Interlocutores da Saúde local afirmam que o GDF não define um calendário de atendimento pois depende de informes técnicos do governo federal sobre a quantidade e para qual aplicação as doses serão usadas — primeira ou segunda.

O Executivo local aguarda mais doses de imunizantes, cuja chegada está prevista para quarta-feira (9/6). O governo conta com essa remessa para ampliar e dar continuidade à vacinação. Caso as unidades sejam destinadas para o reforço, por definição do Ministério da Saúde, não será possível ainda chamar a população de 58 anos. 

Saiba Mais

Nesta segunda-feira (7/6), começará a vacinação das pessoas com 59 anos, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos e com deficiência não atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). O agendamento ocorre pelo site vacina.saude.df.gov.br