A celebração anual de Corpus Christi, que leva milhares de pessoas à Esplanada dos Ministérios, não poderá ser realizada, pela segunda vez, devido à pandemia da covid-19, a fim de evitar aglomerações. O evento, comemorado 60 dias após a Páscoa, é conhecido pela tradicional confecção do tapete colorido feito de serragem e a procissão com velas no centro de Brasília. No entanto, os fiéis celebrarão a data de forma diferente. Em 2020, como o feriado caiu próximo ao início da quarentena, não houve nenhuma programação. Neste ano, algumas paróquias vão realizar a confecção dos tapetes nos estacionamentos e espaços abertos próximos aos templos, com a participação de poucas pessoas, respeitando o distanciamento social e o uso de máscaras.
Os jovens da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul, se preparam para a montagem dos tapetes um dia antes do feriado. Serão seis peças montadas por grupos diferentes. “Decidimos fazer tapetes menores. Vamos nos dividir em seis equipes e cada uma vai fazer o seu desenho. Geralmente, fora da pandemia, a montagem é no feriado, mas nessa situação vamos montar na quarta (hoje) à noite, para quinta estar tudo pronto. Sentimos falta de nos reunir na Esplanada com outras paróquias, mas entendemos o momento e temos um grupo forte para fazer uma solenidade legal”, disse o engenheiro civil Ycaro Rodrigues, 23 anos, um dos coordenadores do grupo Cruzadas da Juventude.
Celebração
Para o analista financeiro Kenned Vieira, 26, o dia de Corpus Christi é mais do que um feriado: ele representa um dia de demonstração de amor e carinho a Deus. “Não encontro palavras. Precisamos viver isso todos os dias, mas é uma oportunidade de renovar nosso amor, nossa esperança, nossa fé e nosso carinho por Cristo”, declarou. Além da montagem dos tapetes, outro ato tradicional na solenidade é a procissão com velas. “Na nossa paróquia, o padre vai se deslocar para abençoar os fiéis, ninguém vai precisar sair do lugar, para evitar aglomeração. Será diferente, mas muito grandioso esse momento”, completou.
Pároco da Catedral de Brasília, o padre João Firmino explicou que a festa é baseada na celebração de uma santa missa e na bênção do santíssimo sacramento, e se estende a todo o DF. “Por isso, o costume dos tapetes, lembra a entrada triunfal de Jesus e todo triunfo que devemos dar a Cristo, nosso salvador”, disse. Na Catedral, serão realizadas amanhã duas missas, às 10h30 e 18h.
O que abre e o que fecha
Devido ao feriado, alguns serviços e setores terão horários alterados. Outros, seguem o funcionamento normal de dias úteis. O governador Ibaneis Rocha decretou ponto facultativo na sexta-feira para servidores e funcionários da administração direta e indireta do Governo do Distrito Federal (GDF). O decreto estabelece que o ponto facultativo não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, proteção urbanística, fiscalização do consumidor e limpeza urbana.
>>Comércio
Funcionam normalmente amanhã. As lojas de rua das 9h às 20h, e as dos shoppings das 10h às 22h, assim como a praça de alimentação.
>>Saúde
Hemocentro: não haverá atendimento amanhã. Ele será retomado na sexta-feira, das 7h15 às 18h. O agendamento permanece obrigatório, devido à pandemia, e pode ser feito pela internet ou pelo telefone 160 (opção 2).
>>Transporte
Os ônibus operam com escala de domingo durante o feriado. Na sexta-feira, os coletivos voltam a circular com tabela normal de dia útil.
O Metrô-DF funcionará amanhã, das 7h às 19h. Na sexta-feira, no ponto facultativo, o funcionamento é normal, das 5h30 às 23h30.
>> Segurança
As delegacias de polícia funcionarão em regime de plantão no feriado. A Polícia Civil não vai aderir ao ponto-facultativo na sexta-feira e todas as unidades funcionarão regularmente. Os plantões seguem ininterruptos, em todas as delegacias (assim como Delegacia Eletrônica).
>> Detran
Amanhã e sexta-feira não haverá atendimento ao público em razão do ponto facultativo. Cerca de 30 serviços estão disponíveis no Portal de Serviços.
>> Lazer
O Zoológico de Brasília funcionará normalmente, das 9h às 17h. O Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) vai funcionar das 8h às 17h, com entrada até as 16h para a Ilha da Meditação, e até as 15h30 para a trilha Cristal Água. As piscinas permanecerão fechadas. Demais parques abrem normalmente.
Saiba Mais