Entre os 270 policiais das forças de segurança que trabalham para prender Lázaro Barbosa, 32 anos, um rosto se destaca: o do policial federal Lucas Valença, o "hipster da Federal". Valença virou assunto nas redes sociais em 2016, quando fez a escolta do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB-RJ), réu por corrupção no âmbito da operação Lava-Jato.
À época, Lucas Valença ficou conhecido nas redes sociais como o "Gato da Federal" e "Hipster da Federal", pelo estilo que ainda mantém quatro anos depois: cabelos longos, presos em um coque no alto da cabeça e barba.
Na caçada à Lázaro, mudou o uniforme. Lucas chegou à base montada na Escola Municipal Ato da Boa Vista, no distrito de Girassol, Cocalzinho (GO), trajando uma roupa camuflada usada pelas forças de segurança para operações em áreas de matas. Lucas Valença entrou na instituição de ensino e, até o momento, não foi visto deixando o local.
Quando a imagem de Lucas Valença ganhou as redes sociais, o sucesso foi tanto, que, no ano seguinte em 2017, o carnaval de Recife teve um boneco em homenagem a ele.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.