As obras de infraestrutura no Trecho 2, do Sol Nascente, serão retomadas. Na manhã desta terça-feira (1/6), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos na região. Ao todo, serão investidos mais de R$ 16 milhões em serviços na cidade. Segundo estimativa do governo, cerca de 150 empregos serão gerados durante a execução das obras.
“Nós tivemos que refazer os projetos para fazer as coisas bem-feitas. A população do Sol Nascente/Pôr do Sol merece as coisas bem-feitas. Vamos trazer para cá restaurante comunitário, conselho tutelar e obras de infraestrutura para que vocês possam bater no peito e dizer: eu moro no Sol Nascente/Pôr do Sol”, disse o governador Ibaneis Rocha, durante evento na região.
O projeto de infraestrutura e urbanização no Sol Nascente/Pôr do Sol, que contempla o Trecho 2, prevê a pavimentação de 104 quilômetros de ruas na região, além da execução de 82 quilômetros de canais de drenagem e readequação de nove bacias de detenção. Estão previstos ainda a instalação de mais de 825 mil metros quadrados de calçadas e outros 309 quilômetros de meios-fios.
De acordo com o Executivo local, a retomada dos trabalhos no Trecho 2 foi possível após a contratação de uma nova empresa para completar os serviços. O governador Ibaneis Rocha autorizou ainda a licitação para as obras nos trechos 1 e 3 da cidade e também de obras de esgoto no Trecho 2, a serem realizadas pela Caesb.
“É uma região carente de infraestrutura. As obras, infelizmente, tiveram que parar por uma questão judicial, mas agora voltaram e isso vai trazer muito mais dignidade para a nossa população”, avalia o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira. O projeto Energia Legal começa a levar energia elétrica a áreas passíveis de legalização da região.
"Todas as moradias dessa cidade serão regularizadas. Nós vamos fazer um trabalho ao longo deste ano e do próximo ano que vai orgulhar os moradores do Sol nascente/Pôr do Sol", pontuou o governador Ibaneis Rocha.
Segundo o último levantamento da Secretaria de Obras, no Trecho 1, todos os serviços previstos em contrato foram realizados. No Trecho 2, 76,70% da drenagem, 43,79% da pavimentação e 61,66% dos blocos intertravados estão concluídos. E no Trecho 3, 71,49% dos serviços de drenagem, 6,08% de pavimentação, 29,92% de meios fios e 37,81% da pavimentação foram executados.
Entenda o caso
Os serviços no Sol Nascente estavam paralisados desde o fim de 2019, quando um dos integrantes dos consórcios responsáveis pela execução dos serviços entrou em processo de recuperação judicial. Isso acabou levando à rescisão dos contratos com os mesmos por não atenderem às condições exigidas, situação agora corrigida pela Secretaria de Obras.
“Concluir as obras de infraestrutura do Sol Nascente é uma das prioridades do governo. Neste momento estamos retomando o Trecho 2, e nossa expectativa é de fazermos a licitação dos Trechos 1 e 3 entre julho e agosto para que possamos prosseguir a partir do primeiro trimestre de 2022”, afirma o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
Enquanto os serviços do Trecho 2 foram retomados, as obras nos Trechos 1 e 3 estão em fase final de atualização dos projetos para serem licitados. “Do início da obra até agora, a cidade não parou de crescer. Esse crescimento exigiu a atualização dos projetos para que incluíssemos ruas até então não contempladas ou a realocação de obras que antes iam ser feitas em locais nos quais existem casas ou comércio hoje”, explica a subsecretária de projetos, orçamento e planejamento de obras da Secretaria de Obras, Ery Brandi.
Com informações da Agência Brasília.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.