Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), agentes da força de segurança realizaram, no último fim de semana, a Operação Quinto Mandamento, com objetivo de combater os crimes contra a vida. Ao todo foram mais de 800 abordagens e houve a fiscalização de quase 400 veículos.
A operação atuou em Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Estrutural, São Sebastião, Planaltina e Gama e teve a participação de 214 servidores. Segundo o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, a ação visa a impedir homicídio e latrocínios, mas, além disso, a presença dos policiais também contribui para a redução de crimes contra patrimônio e para o combate ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas. Os agentes também realizaram a fiscalização de carros, autuação de condutores alcoolizados e a interdição de comércios irregulares.
Os locais de ação dos agentes são escolhidos a partir do monitoramento das ocorrências criminais que define locais, datas e horários de maior incidência de crimes.
Forças de segurança
A operação Quinto Mandamento reúne a polícia civil (PCDF) e Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal).