Pandemia

Resumo do Dia: Veja quais foram as notícias sobre a covid-19 no DF

Início da vacinação da faixa entre 50 e 54 anos com comorbidades, chegada de mais vacinas e imunização para grávidas foram algumas das notícias

Vacinação - Começou nesta quinta (13/5) a vacinação para pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades. O agendamento oferece horários até a próxima segunda-feira (17/5). O DF deve receber quase 50 mil doses de vacina nesta quinta (13/5) à noite e esse total deve ser usado, segundo a secretaria de Saúde (SES-DF), para vacinar os professores. São 23,4 mil doses da vacina AstraZeneca para a segunda dose e 26,4 mil da CoronaVac, com divisão das para primeira e segunda doses.

Logística - A secretaria de Saúde vai comprar freezer de ultra-baixa temperatura para armazenar os imunizantes da Pfizer, que  precisam ficar em temperaturas que variam de -90ºC a -60ºC.

Hospitais - A taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede de hospitais privados do DF está em 90,9%. De acordo com dados da Sala de Situação, havia 24 leitos de UTI vagos para pacientes graves com a doença na manhã desta quinta. Na rede pública, a taxa de ocupação está em 78,4%.

Flexibilização - O DF terá volta de eventos presenciais após mais de um ano de suspensão. Em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que serão liberados eventos como casamentos, batizados e festas de aniversário.

Vacina para grávidas - Em entrevista ao CB. Saúde, o infectologista David Urbaez disse que risco de efietos graves das vacinas contra a covid-19 em grávidas é raríssimo. Ele comentou sobre os efeitos da Astrazeneca em gestantes e combinações entre imunizantes.