INFLUENZA

Com música ao vivo, idosos se imunizam contra a gripe no Cruzeiro

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou nesta terça-feira (11/5) e contempla o grupo dos idosos e professores

A manhã desta terça-feira (11/5) na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, no Cruzeiro Novo, foi um pouco diferente da rotina diária. O início da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que contempla idosos acima de 60 anos e professores da rede pública e privada, contou com música ao vivo e entrega de lembranças para a população. 

A ação foi desenvolvida pelos servidores da unidade de saúde. "Essa recepção é um brinde à vida. Um presente para a população, principalmente para os idosos que passaram muito tempo em isolamento. A gente percebia que eles (idosos) estavam muito ansiosos para receber a vacina contra a gripe, geralmente eles são os primeiros a serem imunizados na campanha", explica Marilene Cardoso Nascimento da Cruz, 46 anos, técnica de enfermagem da UBS e responsável pela sala de imunização. 

A expectativa era tanta, que os portões da unidade de saúde foram abertos mais cedo para receber os idosos. Por volta das 7h30 uma fila se formou na entrada e seguiu pelo estacionamento da quadra. Para evitar que os idosos ficassem expostos, os funcionários iniciaram a vacinação às 7h40. Antes de aplicar as doses, uma oração foi feita e balões brancos foram soltos no céu. 

Com o objetivo de evitar aglomerações e dar maior segurança para quem for receber a vacina, os pontos de vacinação da campanha contra a gripe são diferenciados em relação aos pontos de aplicação da vacina contra a covid-19. Ao todo, cem unidades básicas de saúde vão receber o público alvo de imunização da influenza. 

Além dos idosos e professores, quem estava contemplado na primeira etapa da campanha também podem receber a vacina contra a gripe. A Secretaria de Saúde informou que houve uma baixa adesão entre gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e seis anos de idade e profissionais de saúde. Até o momento, apenas 113.574 pessoas do grupo estimado em 391.783 foram imunizados.

A pasta ressalta ainda que quem recebeu a primeira ou segunda dose da vacina contra a covid-19 deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe.