O secretário de Administração Penitenciária, Agnaldo Novato Curado Filho, foi exonerado do cargo. A medida, assinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) foi publicada nesta terça-feira (25/5), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Curado será substituído pelo então chefe de gabinete, Geraldo Luiz Nugoli Costa. Delegado aposentado da Polícia Civil, o novo secretário é formado em Direito e passou pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão no qual foi diretor do Departamento de Políticas de Justiça.
Agnaldo Curado também é delegado aposentado da PCDF e assumiu a pasta em setembro do ano passado, indicado pelo deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante). A Seape foi criada em maio de 2020, depois de ser desmembrada da Segurança Pública sob a justificativa de agilização dos processos.
A Seape é responsável pela "elaboração e aplicação de políticas criminais e penitenciárias, bem como pelo funcionamento das unidades orgânicas que atuam no âmbito da execução penal". Além disso, "compete, ainda ao órgão gerir, planejar, coordenar e supervisionar o emprego operacional das unidades que compõem o Sistema Penitenciário do DF".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.