A seca nem bem começou no Distrito Federal e já tem gente clamando pela chuva. Se você faz parte deste grupo, anime-se! Em entrevista ao Correio na manhã deste domingo (23/5), o meteorologista Mamedes Luiz, do Instituto Nacional de Meteorologia (inmet), afirmou que as condições climáticas abrem a possibilidade para registro de chuvas no fim da tarde e início da noite.
Antes das precipitações deste domingo, o céu fica coberto por nuvens e faz muito calor. Os termômetros podem marcar até 32ºC, mais do que o dobro da temperatura mínima registrada na madrugada: 14ºC. A combinação de calor e seca, já faz florir os primeiros ipês roxos na capital. A romaria à plantação de girassóis às margens da rodovia que leva à cidade de Unaí já começou. Impossível não se encantar com o dourado das flores contrastando com o céu azul do DF.
Quanto à umidade relativa do ar varia entre 92% e 30%. Quem nasceu no quadradinho ou vive aqui há algum tempo já sabe: é preciso reforçar os cuidados com a hidratação e com a pele. Mesmo com o céu nublado, usar protetor solar é indispensável.
E o frio?
O frio também começa a bater na porta. A pouco menos de um mês para o início oficial do inverno, a temperatura começa a cair e, no meio da próxima semana, a tendência é de que os dias fiquem mais frios. A tendência é de que, de agora em diante, as chuvas fiquem cada vez mais raras. Ano passado o DF enfrentou mais de 100 dias dias sem cair um pingo d'água.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.