Em entrevista ao Luz aos Fatos, podcast do Correio Braziliense, o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, atribuiu a queda de mortes às ações educativas e de fiscalização. “Além das abordagens educativas nas ruas, bares e restaurantes, atuamos para coibir e punir os infratores", afirmou Maia. De janeiro a abril deste ano, foram realizadas 79 atividades educativas que alcançaram um público de 29.905 pessoas, segundo o Detran.
As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entraram em vigor recentemente, também foram abordadas na entrevista aos jornalistas Roberto Fonseca e Adriana Bernardes. Para Zélio Maia, as alterações nas regras de transporte de crianças trazem mais segurança para os pequenos.
Outra medida destacada por ele é a transformação automática de multa em advertência para o condutor que não cometeu nenhuma infração no período de 12 meses. “Acredito na educação para promover um trânsito mais seguro”, resumiu.
Sobre a contagem de pontos, que passou de 20 para 40, assim como a validade da CNH, que agora só precisa ser renovada após 10 anos, Maia classificou como positivas.
Ouça o episódio completo:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.