Vacina

Covid-19: Pessoas com comorbidades de 50 a 54 anos podem agendar vacinação

Agendamento está disponível a partir desta quarta (12/5) para quem se cadastrou ou irá se cadastrar no site vacina.saude.df.gov.br

Carol Cintra
postado em 12/05/2021 14:02 / atualizado em 12/05/2021 14:03
A chegada de mais doses possibilita o avanço na faixa etária de pessoas com comorbidades -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press                                     )
A chegada de mais doses possibilita o avanço na faixa etária de pessoas com comorbidades - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press )

Quem tem entre 50 e 54 anos e possui comorbidades poderá agendar a vacinação contra a covid-19 a partir das 12h desta quarta-feira (12/5). É necessário ter cadastro no mesmo site para fazer o agendamento. Se ainda não agendou, acesse o site vacina.saude.df.gov.br, faça o cadastro e agende dia, local e horário para vacinar.

O cadastramento está disponível para quem tem entre 18 e 59 anos e possui as seguintes comorbidades:

- Diabetes melitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial resistente (HAR);
- Hipertensão arterial - estágio 3;
- Hipertensão arterial - estágios 1 e 2, com LOA ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e pericardiopatias;
- Doenças da Aorta, dos grande vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos;
- Doença cerebrovascular;
- Anemia falciforme;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose hepática.

O agendamento ocorrerá mediante a abertura de vagas. Ao acessar a página, é possível agendar a vacinação para esta quinta-feira (13/5) em um dos 55 pontos espalhados em todo o DF. É importante destacar que pacientes que não têm registro recente de atendimento no SUS-DF precisam levar relatório médico que comprove a comorbidade no dia da vacinação.

"O DF está avançando na vacinação contra a covid-19 conforme o Ministério da Saúde tem enviado doses. Nós já vacinamos pouco mais de 40 mil pessoas com comorbidades desde a semana passada. Agora é possível avançar um pouco mais na faixa etária desse público", observa o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Divino destaca, ainda, como a Secretaria de Saúde tem planejado a campanha de vacinação no DF. "Temos trabalhado com uma estimativa populacional, mas é muito importante que todas as pessoas realizem seu cadastro de forma antecipada, pois isso facilitará, e muito, o planejamento estratégico da vacinação no grupo de comorbidades", explica.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação