A segunda-feira (3/5) amanheceu gelada no Distrito Federal: durante a madrugada, os termômetros marcaram 11°C. Contudo, como há sol e poucas nuvens no céu, o tempo vai esquentar ao longo do dia: a temperatura máxima pode chegar a 26°C. Por isso, quem precisar sair de casa deve estar preparado para a amplitude térmica.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao contrário da semana passada, a primeira semana de maio deve ser sem chuvas. A umidade está em queda na região: vai oscilar de 95% a 30%.
"Estamos no período de transição: muitas vezes ocorrem dias com cara de inverno, e em outros, de verão", pondera o meteorologista Mamedes Melo. Com isso, nos próximos dias, apesar do frio, deve fazer calor nas tardes do DF. O inverno mesmo só vai chegar em 21 de junho.
Enquanto isso, com as temperaturas em queda entre o fim da tarde e a noite, é preciso reforçar os cuidados para evitar as doenças sazonais relacionadas ao frio, como as infecções respiratórias.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.