O novo Sistema de Bicicletas Públicas Compartilhadas do Distrito Federal está na fase de testes. A partir das 15h desta terça-feira (27/4), o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, dará início ao processo que visa testar os equipamentos cedidos pela Tembici, empresa escolhida para a parceria com o GDF, para integrarem o sistema. Os testes serão realizados apenas por técnicos da pasta.
A fase faz parte do processo de chamamento público para instalação do sistema na cidade. A estação de amostra dos equipamentos foi montada no pátio do anexo do Palácio do Buriti. A amostra conta com uma plataforma e cinco bicicletas. Os equipamentos estão expostos ao público, mas os testes serão realizados apenas pelos técnicos, por meio de acessos programados antecipadamente pela operadora. O aplicativo de acesso dos usuários aos equipamentos está sendo finalizado.
Após a aprovação dos equipamentos será realizada a assinatura do contrato. A partir daí, a empresa terá 75 dias para colocar o sistema em operação. De início serão implantadas 70 estações com oferta de 500 bicicletas. De acordo com a proposta aprovada, inicialmente as bicicletas compartilhadas ficarão disponíveis na Asa Norte, Asa Sul, Universidade de Brasília (UnB) e Sudoeste.
Processo
Em novembro do ano passado, o GDF deu início ao chamamento público para as empresas interessadas na implantação, operação e manutenção do sistema de bikes compartilhadas. Em janeiro deste ano, após o prazo de envio das propostas ser adiado, o governo local definiu a vencedora.
O contrato terá vigência de 60 meses. O objetivo é integrar o deslocamento dos pedestres com o transporte público com cerca de 1,2 mil bicicletas e patinetes em diferentes regiões do DF. Caso haja necessidade, o serviço poderá ser ampliado durante a execução do contrato.