Infraestrutura

Reforma de R$ 13,5 milhões

Ponte Costa e Silva nunca recebeu grandes manutenções em seus 45 anos de existência. Monumento projetado por Oscar Niemeyer vai passar por reparos estruturais para ampliar vida útil em 20 anos. Anúncio foi feito pelo governador nas redes sociais

A ponte Costa e Silva, também conhecida como segunda ponte, vai passar por uma grande reforma estrutural pela primeira vez, desde que foi inaugurada, há 45 anos. Ontem, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nas redes sociais, a obra. “A previsão é de que nosso investimento amplie a vida útil da ponte em décadas”. Com os reparos, o monumento arquitetônico pode durar ainda mais 20 anos.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) será a responsável pela obra, que deve levar cerca de um ano e meio para ser concluída. Ao todo, serão investidos R$ 13,5 milhões na reforma, que será realizada pela construtora Concrepoxi Engenharia, o que deve gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos.

A ponte de 452 metros de comprimento liga o Setor de Clubes Sul à QI 10 do Lago Sul, e é um ponto de grande circulação de veículos. Ibaneis Rocha afirmou que o impacto sobre o trânsito deve ser pequeno, pois não haverá bloqueio total do fluxo para os reparos, mas interrupções parciais.

O projeto abrange diversas ações, como a recuperação, reforço e revitalização estrutural. Desse modo, as juntas de dilatação e o guarda-rodas serão substituídos, assim como asfalto. As vigas de sustentação serão reforçadas e as placas de sinalização náuticas e viárias passarão por manutenção.

Segundo a Novacap, o guarda-corpos será revitalizado para se adequar às normas de acessibilidade. Uma nova camada de pintura será aplicada à estrutura. Ainda há a previsão de instalar um píer e um muro de arrimo na extremidade da ponte, no Lago Sul.

Problemas

Desde que foi inaugurada em 1976, a ponta nunca havia passado por uma grande manutenção, e por isso, os problemas estruturais se acumularam, como fissuras e infiltrações. Em 1995, foi identificada a corrosão das armaduras da ponte, e foi preciso realizar intervenções nas fundações de concreto.

Em 2014, a Novacap atestou a deformação do trecho central da ponte, depois da movimentação das barreiras de concreto. A pedido do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Departamento de Trânsito (Detran) interditou parte da ponte. À época, quem passasse pelo local poderia ver o lago pelo vão aberto para conserto.

Histórico

A ponte de concreto protendido foi projetada em 1967 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e a construção começou em 1969 para conectar de forma rápida a área central de Brasília à Península Sul. A obra ficou pronta sete anos depois, devido à pausas por problemas estruturais. O nome é uma homenagem ao general que foi presidente do país durante a ditadura militar.

Em 2015, o então governador Rodrigo Rollemberg (PSB) sancionou o projeto de lei da Câmara Legislativa que alterava o nome do monumento para Honestino Guimarães, líder estudantil que desapareceu durante o regime militar. Contudo, em 2018, após uma ação movida pela, hoje, deputada federal Bia Kicis (PSL), a Justiça mandou que a placa que sinaliza a entrada da ponte voltasse a indicar Costa e Silva.

 

"A previsão é de que nosso investimento amplie a vida útil da ponte em décadas”

Ibaneis Rocha,
governador do Distrito Federal

Audiência sobre o Touring

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) vai promover em 18 de maio,
às 14h, uma audiência pública para discutir mudanças arquitetônicas e de uso do Touring Club, no setor Cultural Sul, local que é tombado. Para participar, é preciso se inscrever pelo site da pasta (seduh.df.gov.br) até 14 de maio.