A Secretaria DF Legal ultrapassou, nesta segunda-feira (12/4), a marca de um milhão de vistorias a estabelecimentos comerciais durante a pandemia da covid-19, no Distrito Federal. Desde o início da fiscalização, em 23 de março do ano passado, já foram aplicadas 1.335 multas, 2.650 interdições e mais de 25 mil estabelecimentos foram fechados compulsoriamente.
Atualmente, a DF Legal mantém 16 equipes por turno nas ruas do Distrito Federal. As ações de fiscalização acontecem em todos os tipos de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, lojas de ruas e ambulantes, entre outros.
Das 1.046.688 vistorias, segundo a pasta, foram fiscalizados os cumprimentos do protocolos sanitários, como a aferição de temperatura na entrada do estabelecimento, a oferta de álcool em gel para os clientes e funcionários, a obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição de circular sem essa proteção, bem como dança nos locais onde haja música.
“Após ultrapassarmos a marca de um milhão de vistorias, temos certeza que muitas vidas foram salvas graças a esse trabalho. Nossos servidores estão dando além do que podem, mas o esforço tem sido recompensado com famílias unidas. Pedimos que a população, os diversos segmentos sociais e o setor produtivo continuem observando as medidas de proteção e combate à covid-19, para que logo possamos retomar a normalidade”, destacou o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.
Máscaras
A ação também tem multado brasilienses pelo não uso da máscara facial. Os fiscais da DF Legal abordam primeiro as pessoas e logo em seguida orientam a usarem o item de proteção. Quando se recusam a usar, acabam sendo multadas pelos servidores. Ao todo, 360 cidadãos foram autuados no Distrito Federal.
Entre as orientações e punições, a pasta também entregou 238.026 máscaras em 82.225 abordagens no DF. Em caso de irregularidades, os moradores do DF podem denunciar pelo telefone 162, ou ainda pelo 190, da Polícia Militar.
Com informações do DF Legal