Para reforçar a estratégia de combate à pandemia de covid-19, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) doou à secretaria de Saúde do Distrito Federal 22,4 mil testes para detecção do coronavírus. Os testes foram distribuídos para as sete superintendências de saúde.
Os testes repassados pela Opas são do tipo antígeno, ou seja, é um teste imunológico rápido que identifica a presença de proteínas do Sars-cov-2 no sangue de pacientes contaminados. Sendo assim, a testagem é capaz de avaliar situações de infecção atual pelo vírus.
Como o exame não detecta os anticorpos para a infecção, casos de pessoas que já tiveram contato com o vírus no passado mas não estão mais com a doença não são diagnosticados.
Esse tipo de teste deve ser feito nos primeiros sete dias desde o aparecimento dos sintomas, de modo a avaliar casos ativos da doença. O pico de sensibilidade é registrado entre o primeiro e o terceiro dia, quando a carga viral é mais elevada.
O resultado sai em 30 minutos após a coleta de amostras de material biológico da nasofaringe, obtida pelo swab (cotonete).