Nove dos dez leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em hospitais públicos para tratar as crianças acometidas pela covid-19 estão ocupados no Distrito Federal. Na manhã desta quarta-feira (28/4), o painel Infosaúde informava que a taxa lotação dos leitos pediátricos era de 90%.
Para os pacientes adultos que desenvolveram a forma grave da doença, restam 13 vagas. Com isso, o índice de lotação é de 96,81%. Em relação aos leitos neonatais, metade deles estão ocupados. Na rede pública, 481 leitos foram mobilizados para atender a esses pacientes que precisam de tratamento intensivo. Desses, 438 estão cheios, 11 estão bloqueados e 13 aguardam liberação. Com isso, a lotação total é de 95,84%.
Lista de espera
Ao todo, 59 pessoas com suspeita ou diagnóstico de covid-19 esperam por uma vaga de UTI. Ainda que haja pessoas na lista, a fila tem diminuído nos últimos dias, assim como o ritmo de contaminações e óbitos no DF.
Nessa terça-feira (27/4), apesar de elevada, a média móvel de mortes foi a menor em 34 dias: 46,4. Nas últimas 24 horas, 41 óbitos e 918 novos casos foram notificados. Assim, o acumulado de infectados na capital federal chega a 375.506 e 7.669 foram vitimados pelo coronavírus.
Rede privada
Nos hospitais privados, os níveis de ocupação dos leitos também seguem altos. Dos leitos destinados a adultos, 93,04% estão ocupados. Desse modo, 25 estão disponíveis para novos pacientes. A taxa de ocupação de leitos pediátricos é de 50%: um está cheio e o outro está livre.
Ao todo, na rede privada, 396 leitos de UTI foram mobilizados. Entre esses, 335 estão cheios e 35 estão bloqueados.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.