Na tarde desta última sexta-feira (23/4), foi realizada a solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Distrito Federal, em que o coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos tomou posse do cargo de comandante-geral, o coronel Hércules Freitas assumiu o cargo de subcomandante-geral e o coronel Danilo Oliveira Nunes, de chefia do Estado-Maior. Cerimônia ocorreu no pátio de formatura da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), no Setor Policial.
O vice-governador do DF, Pacco Brito (Avante), foi o responsável pela passagem simbólica dos postos máximos da corporação e elogiou o trabalho feito pela PMDF. Devido às restrições sanitárias, foram adotadas medidas a fim de oferecer aos convidados maior segurança. Estiveram presentes autoridades civis e militares, representantes de órgãos locais e de órgãos federais e familiares dos chefes que assumiram os postos máximos da corporação.
O empossado comandante-geral, destacou que “como todo bom policial, cabe a ele honrar todos aqueles que nos antecederam e que lapidaram a nossa história, que transformaram a nossa instituição naquilo que hoje ela representa e, principalmente, aqueles que tombaram em combate, cumprindo com honra o nobre juramento de servir e proteger até mesmo com o sacrifício da própria vida”.
Vasconcelos relembrou também os colegas de farda que a corporação perdeu em consequência da covid-19 e se colocou à disposição de cada policial militar, servidor civil e sociedade. Há 28 anos o coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos atua no serviço policial militar.
Benção
O tenente-coronel Gisleno, capelão evangélico, abençoou os novos chefes dizendo que “o cargo que assumimos é uma designação divina, pois nos dá a oportunidade de fazermos algo para contribuir com a sociedade”.
Ex-comandante-geral
O ex-comandante-geral da PMDF, Julian Rocha Pontes, foi exonerado do cargo após furar a fila da vacinação contra-covid-19. A demissão dele foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF no começo deste mês.
Com informações da PMDF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.