Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações do dia de São Jorge, o santo guerreiro, serão modificadas em função da pandemia de covid-19. A celebração ocorre nesta sexta-feira (23/4).
Se, em 2020, a festa foi cancelada e a missa foi transmitida pela internet por causa da proibição das reuniões religiosas, este ano, na QNN 34, em Taguatinga Norte, uma das paróquias que tem o santo como padroeiro preparou uma programação especial para a data.
Dessa vez, as celebrações não serão transmitidas e haverá comemoração presencial, mas a quantidade de devotos na igreja foi reduzida. Apenas pessoas da mesma família sentam em bancos próximos e a temperatura será aferida na entrada.
Além das duas missas, às 9h e às 19h, vai haver uma galinhada e uma feijoada no pátio da igreja na hora do almoço e do jantar. Os fiéis podem retirar as marmitas na lanchonete da igreja. Não é permitido comer no local.
O dia 23 de abril marca a morte de São Jorge no ano 303. Militar do império Romano, o santo foi perseguido por defender os cristãos. É dito que ele é o padroeiro dos cavaleiros porque, segundo o relato religioso, teria matado um dragão que devorava as pessoas: uma alegoria para o triunfo da fé sobre o mal. Também é invocado contra as pestes.
Além de estar entre os santos da igreja católica, também tem representações na igreja ortodoxa e na anglicana.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.