A Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu que, a partir desta segunda-feira (19/4), vai aplicar a segunda dose da vacina contra a covid-19 apenas em quem tem o cartão de vacinação da capital federal ou recebeu a primeira dose no DF. A medida visa evitar que falte o reforço para moradores da capital devido ao turismo vacinal, ou seja, quando moradores de outros estados se deslocam ao DF para receberem os imunizantes.
A informação foi divulgada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva no Palácio do Buriti. “Sempre falamos que o SUS é único e não o há a intenção de impedir que as pessoas venham tomar a primeira dose aqui no DF. Agora, em relação à segunda dose é diferente. Se as pessoas que tomaram a primeira dose em outros estados começarem a vim tomar a segunda aqui no DF vai ter uma disparidade na quantidade de doses disponíveis”, justificou o secretário.
Segundo Rocha, a segunda dose é reservada de acordo com os moradores da capital federal. Dessa forma, pessoas que possuem o cartão de vacinação de outros estados do país não poderão mais receber a segunda dose no DF. “A pessoa que vier receber a segunda dose vai apresentar a carteirinha com o emblema da Secretaria de Saúde do DF”, explicou o secretário de Saúde Osnei Okumoto, também presente na coletiva.
Até o momento, apenas quem recebeu a primeira da CoronaVac começou a receber a segunda no DF. A aplicação do reforço da Astrazeneca terá início em 22 de abril.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.