Vacinação

Covid-19: filas marcam 1º dia de vacinação de público de 64 e 65 anos

A vacinação da faixa etária começaria na próxima segunda-feira, mas a Secretaria de Saúde antecipou a imunização após receber 72,8 mil doses na madrugada desta sexta (16/4)

Edis Henrique Peres
postado em 16/04/2021 17:11 / atualizado em 16/04/2021 17:12
Fila longa na UBS 2 da Asa Norte, mais de 80 pessoas esperavam por volta das 14 horas pela vacinação  -  (crédito: Edis Henrique Peres/CB/D.A Press)
Fila longa na UBS 2 da Asa Norte, mais de 80 pessoas esperavam por volta das 14 horas pela vacinação - (crédito: Edis Henrique Peres/CB/D.A Press)

Começou nesta sexta-feira (16/4) a vacinação do público de 64 e 65 anos e houve corrida aos postos após o GDF antecipar o início da imunização dessa faixa etária. O público correu aos postos para garantir a 1° dose do imunizante. Foi o caso de Eduardo de Melo Cajueiro, 65 anos, morador da Asa Norte e aposentado. Eduardo conta que estava ansioso para receber a vacina contra a covid-19.

“A minha esposa estava monitorando as datas da vacina para mim. Quando ela viu, eu corri para me vacinar. Já esperava que estivesse chegando perto, mas, mesmo assim, a ansiedade existe, ficamos na expectativa. Claro que ainda não estaremos seguros até que grande parte da população esteja vacinada, mas já dá uma sensação de segurança ao menos receber uma dose. E aqui foi rápido, cheguei por volta de 12h45 e aguardei por uma hora. Foi melhor do que eu esperava”, confessa Eduardo.

No posto de vacinação da unidade básica de saúde (UBS) 2 de Asa Norte, na EQN 114/115, a fila deu volta do lado de dentro da unidade. No entanto, como a unidade é arborizada, os idosos ainda conseguiram se proteger do sol em algumas sombras. Outras pessoas levaram guarda-chuvas para lidar com os 27ºC no auge da tarde. A UBS 2 disponibilizou 23 cadeiras para que os idosos aguardassem sentados. Em média, por volta das 14h, o posto tinha quase 80 pessoas aguardando pela vacinação.

Segurança para a família

Ao saber da antecipação da vacina, Mara Silveira, 41 anos, correu para o posto para conseguir imunizar a avó. Enquanto Luiza Silveira, 65, esperava o filho chegar para levá-la ao posto, Mara foi na frente para verificar se havia doses de vacina e esperar na fila. “Minha avó é diabética, então ela não pode ficar muito tempo esperando, pois passa mal. Eu vim justamente para tentar diminuir esse tempo”, conta Mara.

Aposentada e moradora da Asa Norte, Luiza esperava com ansiedade pelo dia que receberia a primeira dose da vacina. “Ainda vou continuar com os cuidados, a primeira dose é apenas o primeiro passo”, afirma Luiza, agora com um sorriso aliviado por ter sido imunizada.

  • A aposentada Luiza Silveira contou com a ajuda da neta, Mara Silveira, 41 anos, que se informou sobre a vacinação e foi para o posto esperar na fila com Luiza.
    A aposentada Luiza Silveira contou com a ajuda da neta, Mara Silveira, 41 anos, que se informou sobre a vacinação e foi para o posto esperar na fila com Luiza. Edis Henrique Peres/CB/D.A Press
  • Eduardo de Melo Cajueiro, 65 anos, morador da Asa Norte e aposentado foi para o posto assim que soube da antecipação do prazo de vacina
    Eduardo de Melo Cajueiro, 65 anos, morador da Asa Norte e aposentado foi para o posto assim que soube da antecipação do prazo de vacina Edis Henrique Peres/CB/D.A Press
  • Fila longa na UBS 2 da Asa Norte, mais de 80 pessoas esperavam por volta das 14 horas pela vacinação
    Fila longa na UBS 2 da Asa Norte, mais de 80 pessoas esperavam por volta das 14 horas pela vacinação Edis Henrique Peres/CB/D.A Press

 

Novas doses de vacina


O DF recebeu, na madrugada desta sexta (16/4), segundo a Secretaria de Saúde, 72,8 mil doses de vacina, das quais 43.134 mil foram destinadas ao público de 64 e 65 anos. De acordo com a pasta, as doses enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram de madrugada na Rede de Frio Central e foi montada uma força-tarefa para a conferência e distribuição da vacina.

A SES-DF também destacou que “é importante as pessoas manterem a tranquilidade porque há vacina para todos”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação