Os três hospitais de campanha que estão em construção para aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes com covid-19 no Distrito Federal devem ser entregues na próxima semana, em 14 de abril. Após a entrega, a expectativa do GDF é que, em até cinco dias, se tenha equipes e equipamentos para as unidades. Assim, os hospitais devem iniciar os atendimentos em 20 de abril.
As estruturas estão montadas nos endereços escolhidos no Plano Piloto, Gama e Ceilândia. Cada hospital terá cinco alas com 20 leitos cada, totalizando 100 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltadas para o tratamento da covid-19 em cada. No total, serão 300 novos leitos.
“A ideia é de um contrato temporário por seis meses podendo ser estendido caso haja necessidade”, disse Rubens Oliveira, diretor financeiro da Novacap. Segundo ele, até o final desta sexta-feira (9/4), as obras devem alcançar 70% de conclusão.
Os três hospitais de campanha serão administrados pela Secretaria de Saúde. As unidades vão contar com leitos de suporte ventilatório pulmonar e também outros equipamentos hospitalares, além de profissionais de saúde necessários para o seu pleno funcionamento. A contratação prevê custos com locação, montagem, manutenção e desmontagem das estruturas, bem como com a execução das instalações prediais dos hospitais
Tanto a unidade do Plano Piloto, que será erguida no Autódromo Internacional Nelson Piquet, quanto a de Ceilândia, a ser montada na Escola Parque Anísio Teixeira, estão a cargo da empresa DMDL Montagens de Stands Ltda, que apresentou valor de R$ 6.597.500 por cada um dos lotes. A unidade do Gama, que vai ocupar o centro olímpico daquela cidade, será construída pela Paleta Engenharia e Construções Ltda, que propôs o custo de R$ 6.875.000 no pregão eletrônico promovido pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Veja imagens do Hospital de Campanha do Autódromo:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.