O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde desta segunda-feira (5/4), um aviso de chuvas intensas, com possibilidade de ventos com velocidade de 60 km/h. O alerta se estende até a noite, quando podem ocorrer registros de precipitações fortes em diversas regiões do Distrito Federal.
O meteorologista Olívio Bahia explicou que a mistura do calor e o aumento da umidade relativa do ar favorece a instabilidade do clima, gerando uma condição de chuvas mais fortes, que causam impacto. “Geralmente, esse vento gera queda de galhos e de árvores, a probabilidade é grande. O fornecimento de energia também pode ficar comprometido”, disse.
Ele destacou que essa instabilidade é típica do fim do verão e que, geralmente, com a mudança de estação, o clima sofre algumas alterações. “Não muda a chave de uma só vez. Alguns momentos ficam mais quentes, outros mais frios. Nesse momento, as pancadas de chuvas podem ocorrer mais à tarde, quando o tempo atinge a temperatura máxima. As nuvens se formam, ganham mais corpo e matura até o momento de despejar”, explicou o especialista.
Na tarde desta segunda-feira, o Inmet registrou chuvas fortes em algumas regiões, como Planaltina, Itapoã e Altiplano Leste. Há chances de precipitações intensas no centro de Brasília, no Sudoeste, no Gama e em Samambaia. Podem chover em outras cidades até o fim da noite.
A instabilidade deve permanecer durante toda essa semana. A princípio, o aviso de chuvas intensas e ventos de 60 km/h dura até esta noite. No entanto, pode ser prorrogado na terça-feira (6/4), caso as condições climáticas se mantenham.
Nesta segunda-feira, a temperatura mínima foi de 16ºC, em Águas Emendadas, em Planaltina. A máxima foi registrada durante a tarde, 28,5ºC. A umidade relativa do ar ficou alta o dia inteiro e variou entre 50% e 69%.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.