A Secretaria de Saúde do Distrito Federal acaba de conseguir 2,4 mil doses extras de vacina para imunizar os idosos com 66 anos neste sábado (3/4). Portanto, um total de 3,6 mil pessoas nesta faixa etária serão vacinadas na capital ainda hoje. O aumento foi possível devido ao remanejamento de vacinas que estavam em hospitais e ainda não tinham sido utilizadas para o público dos profissionais de saúde.
Além disso, a pasta também ampliou o horário de atendimento para até às 17h. “A Secretaria de Saúde fez um esforço e conseguiu triplicar o número de doses ofertadas para aplicação da D1. Pegamos todas as vacinas dos hospitais que ainda não tinham sido utilizadas e com isso, disponibilizamos 1.200 doses em cada um dos três drive-thrus, totalizando 3.600 doses”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.
Ele ressalta que quem tomar a D1 tem a segunda dose (D2) garantida e que a Secretaria de Saúde depende agora do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde para dar continuidade na vacinação dos idosos a partir de 66 anos.
Valero explica ainda que, os drive-thrus vão funcionar até às 17h e que a partir das 14h será feito um redimensionamento da fila de acordo com a quantidade de doses que ainda restarem. A organização da fila conta com o apoio da PMDF e do Detran.
Hoje, no DF
No Parque da Cidade, a corrida pela vacina começou às 13h de sexta-feira (3/4) e, como os idosos não arredavam o pé, a Secretaria de Saúde distribuiu senhas garantindo que eles poderiam voltar para casa. Na manhã desta sábado, a situação é a mesma.
Os gestores da pasta informaram que, mesmo as pessoas que não pegaram senhas, serão imunizadas. Para isso, serão feitas duas filas. Uma para quem tem a senha e a outra, para quem não tem a ficha. Agentes do Departamento de Trânsito (Detran) vão atuar orientando os idosos e seus familiares sobre qual fila pegar.
“Faremos uma fila prioritária para atender esses idosos que pegaram a senha ontem à noite, foram mais de 200 carros que estavam aguardando. Neste sábado, disponibilizaremos 1.200 doses no drive-thru do Parque da Cidade”, informa.
Zancanaro informou que conseguiu desfazer a fila e encaminhar os idosos para casa com o apoio de sua equipe, Detran, Policia Militar e auditores que estão fiscalizando as medidas de lockdown e o respeito ao toque de recolher implantado no Distrito Federal.
Já em Águas Claras, a vacinação de idosos com 66 anos é no drive-thru da Unieuro. A fila de veículos começa na Estrada Parque Taguatinga, toma toda a Rua 37 e avança na contramão pela Rua 36. Apesar da grande quantidade de carros, a fila anda rápido.
Para ajudar no fluxo de atendimento, a enfermeira Neuda Rodrigues, à frente da coordenação do ponto de vacinação, mobilizou servidores das áreas técnicas fazendo com que a fila andasse com mais celeridade.
Já no drive-thru do Iguatemi, a superintendente da Região Leste, Raquel Bevilaqua enviou equipes mais cedo para realizarem a triagem e preenchimento de fichas antes das vacinas chegarem, dando mais celeridade para a vacinação.
A vacinação contra a Covid-19 também ocorrerá no domingo (4), mas somente no drive-thru do Parque da Cidade, apenas para quem precisa tomar a segunda dose (D2).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.