Covid-19

Resumo do Dia: Acompanhe as notícias sobre a pandemia no DF

AUmento da taxa de transmissão, recorde de mortes e decisão judicial para manter o fechamento do comércio são algumas das notícias

Hospitais - A taxa de ocupação dos leitos de UTI era de 99,23% na manhã desta quarta: o DF possuía apenas nove unidades de UTI disponíveis, sendo que apenas três são para uso adulto. Parlamentares visitaram o Hospital de Ceilândia e relatam cenário de guerra, denunciado em um ofício encaminhado à Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal.

Vacina - A secretaria de Saúde espera receber mais 40 mil doses da vacina nesta quarta. Caso sejam entregues, idosos de 65 devem começar a ser vacinados ainda esta semana. Os pontos de vacinação vão funcionar durante o feriado da Semana Santa. A expectativa é que o DF receba 100 mil doses até sexta-feira, o que permitiria a ampliação da vacinação para pessoas com 65 anos ou mais. Segundo a secretaria de Saúde, a remessa de 100 mil doses teria sido garantida em reunião com o Ministério da Saúde. No final desta quarta, o Ministério da Saúde recomendou que a maior parte das 100 mil doses enviadas ao Distrito Federal nos próximos dias seja usada para a segunda aplicação em pessoas vacinadas. A ampliação da campanha para pessoas com 65 e 66 anos deve ficar, portanto. para a semana que vem.

 

Medicamentos - Uma ação de vistoria com a participação de representantes da Câmara Legislativa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de entidades de classe da saúde
identificou falta de medicamentos na Farmácia Central do DF.

Sequelas - Relatos de sequelas são frequentes entre recuperados da covid-19 no DF: o
diretor científico da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal calcula que entre 10% e 33% das pessoas infectadas podem desenvolver sequelas.

Lockdown - Decisão da Justiça Federal suspende, a partir de quinta-feira (1°/4), efeitos do decreto que autoriza funcionamento de atividades comerciais no DF. Na terça-feira (30/3), a capital do país teve recorde de mortes, com registro de 94 vítimas em 24 horas. O governador Ibaneis Rocha anunciou que entraria com recurso contra a determinação. Ibaneis quer manter o comércio aberto. Os comerciantes temem mais prejuízo caso haja novo fechamento. Para o defensor público Alexandre Cabral, o momento não é de reabertura. A taxa de transmissão no DF subiu para 0,93 esta semana, segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha. A taxa era de 0,91 na semana passada, segundo Rocha. Mesmo assim, o GDF recorreu da decisão judicial de retomada do lockdown.