O Distrito Federal inaugurou, nesta quarta-feira (31/3), a Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas, da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e quarta unidade do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam IV), da Secretaria da Mulher. O trabalho integrado é dedicado, exclusivamente, ao acolhimento psicossocial e proteção de mulheres, vítimas de violência doméstica, encaminhadas pela Justiça.
A Diretoria será responsável pelo acompanhamento de mulheres vítimas de violência e agressores. O rastreamento de ambos será simultâneo e realizado por servidores capacitados para operacionalizar o software que torna possível a identificação de aparelho portátil a ser entregue à mulher — o Dispositivo Móvel de Proteção à Pessoa — e da tornozeleira eletrônica que ficará com o agressor.
O novo Ceam vai funcionar como centro de acolhimento e atendimento multidisciplinar com apoio psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico das mulheres em situação de violência de gênero. Os dois locais funcionarão no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).
Apoio
Além da nova unidade no Ciob, o DF conta com três Ceams, que reúnem equipes multidisciplinares, formadas por profissionais da psicologia, serviço social e pedagogia. O acompanhamento psicossocial tem o objetivo de identificar os fatores de risco e as vulnerabilidades em que as mulheres são expostas para promover a superação das violências.
É possível marcar um atendimento em um desses equipamentos por meio da plataforma de agendamento do Governo do Distrito Federal, o Agenda DF, acessando o site www.agenda.df.gov.br. Basta clicar em “Secretaria de Estado da Mulher” e, depois, preencher o cadastro e selecionar a unidade, além do dia e horário em que deseja ser atendida. Também é possível solicitar o atendimento de forma presencial.