A senadora pelo Distrito Federal Leila Barros (PSB) foi eleita, nesta terça-feira (30/3), para ocupar a função de procuradora especial da mulher no Senado Federal. A escolha partiu da bancada feminina da Casa.
A parlamentar assumirá o cargo assim que a decisão passar pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Leila substituirá a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), que está no comando do colegiado desde 2019.
A permanência no cargo vale por dois anos. A função envolve, principalmente, discutir pautas de interesse das mulheres em diferentes áreas, como saúde, bem-estar, justiça, trabalho, participação política e combate à violência.
A Procuradoria Especial da Mulher também recebe e acompanha denúncias de violações aos direitos humanos contra as mulheres. Criado em 2013, o grupo visa inserir o Senado de maneira mais efetiva no debate sobre questões de gênero.
O colegiado também se mobiliza em relação às pautas femininas, assim como na produção de artigos, pesquisas e livros sobre a inserção da mulher na política.