Vacinação deve avançar

O governo do Distrito Federal espera receber, esta semana, 40 mil doses de vacinas contra a covid-19. Caso isso se concretize, a Secretaria de Saúde (SES-DF) deve ampliar a imunização, para incluir agentes de segurança pública que atuam na fiscalização e no acompanhamento da campanha. Enquanto as vacinas não chegam, esses profissionais são os únicos autorizados a receber doses da “xepa” — aquelas que sobram após o fim do expediente nos pontos de vacinação.
As informações partiram do Executivo local, durante coletiva no Palácio do Buriti, ontem. O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que a intenção do Governo do Distrito Federal (GDF) é ampliar a vacinação para esses grupos de profissionais e, paralelamente, diminuir a faixa etária atendida. Também presente à coletiva, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, explicou quais serão as regras para as doses que sobrarem. “Elas precisam ser usadas depois de abertas, pelo risco de serem perdidas, e serão aplicadas no pessoal da segurança que atua diretamente na linha de frente contra a covid-19. Caso só haja uma dose, o mais velho dos policiais será vacinado”, detalhou o chefe da Saúde do DF.
Outra medida anunciada pelo GDF é destinar um voucher de R$ 20 para idosos com 67 anos ou mais que precisem se deslocar para tomar a vacina contra o coronavírus. A parceria, feita entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) com o aplicativo 99, visa facilitar a locomoção dos idosos. O secretário Gustavo Rocha declarou que haverá 10 mil tíquetes, para que esse público possa ir ao posto de saúde. “Basta que eles insiram no aplicativo o código recebido”, completou. Os idosos que precisam do voucher devem acessar o site suavidavalemuito.sejus.df.gov.br e se cadastrar.
Até ontem, 290,1 mil pessoas haviam se vacinado contra a covid-19 no DF, sendo 73.906 com a segunda dose. Das pessoas que tomaram a primeira, 29.106 são de fora do DF; entre as que receberam o reforço, esse total é de 10.922.