A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, nesta quinta-feira (25/3), que vai realocar servidores da atenção secundária para atuarem no atendimento à covid-19. A circular deve ser publicada ainda nesta quinta.
Apesar da mudança, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto afirmou, durante coletiva no Palácio do Buriti, que o atendimento a outras doenças não será prejudicado.
O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que a medida deve garantir a abertura de mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), pois, com uma equipe maior, será possível atender de forma correta mais pacientes. “Vamos Otimizar o atendimento de pacientes com covid sem prejudicar o atendimento ou tratamento de outras doenças”, disse.
Segundo os gestores, os especialistas como dentistas e oftalmologista continuarão atuando nas respectivas áreas, porém nas alas que tratam covid-19. “O dentista, por exemplo, é importante na hora da intubação e para evitar o aparecimento de bactérias no paciente”, explicou Okumoto.