Após publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quarta-feira (24/3), a partir de projeto de iniciativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a área em frente à estação de metrô Galeria dos Estados será batizada de Praça Marielle Franco. A ex-vereadora do PSol-RJ foi assassinada na capital fluminense dentro de um carro, com o motorista particular Anderson Gomes, em 2018. Os dois foram mortos com sete disparos de arma de fogo.
O Projeto de Lei nº 6.760, de autoria do deputado distrital Fábio Felix (Psol), foi assinado pelo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente (MDB). “Fica denominado Praça Marielle Franco o logradouro público localizado em frente à estação de metrô Galeria dos Estados”, diz o texto.
Em 14 de março de 2018, sete tiros disparados de uma arma calibre 9 milímetros, no centro do Rio de Janeiro, matavam a vereadora Marielle Franco, conhecida pela luta contra as desigualdades sociais, por denunciar problemas das comunidades cariocas e por apontar os grupos milicianos que dominam regiões em diversos pontos da cidade.
O nome de Marielle Franco já foi dado a mais de 150 lugares (além de praças, bibliotecas, jardins, edifícios públicos, ruas e avenidas) em cidades de várias partes do mundo.