Nesta segunda-feira (22/3) começou a vacinação dos idosos de 69 anos no Distrito Federal. O dia foi marcado por aglomerações e longas filas de espera. No drive-thru do Shopping Iguatemi, idosos chegaram às 12h na fila e às 16h ainda não estavam vacinados. O sol castigava quem aguardava, mas apesar da situação, Gênese Trintinaglia, 70 anos, moradora do Lago Norte e funcionária pública, não desanimou.
“Vale a pena, apesar de tudo, vale a pena”, garantiu. Gênese estava ansioso para receber o imunizante e confessou que antes de ir para o posto, já tinha chorado de emoção. “É uma alegria muito grande saber que vou ser vacinada”.
A advogada e corretora Margarete Correio, moradora de Sobradinho, 70 anos, revelou que estava esperando desde o começo da vacinação para chegar a sua vez. “Foi uma surpresa muito boa saber que serei vacinada, apesar da demora. Eu cheguei aqui às 13h30 e agora já são 16h e nada”, disse. Foram muitos os relatos parecidos com a de Margarete. A UBS 3, entre a quadra 104/105, do Recanto das Emas, também sofreu com aglomerações e desordem na fila.
Segundo um dos moradores do local, que foi levar, no início da tarde, um idoso ao posto para ser vacinado, a Secretaria de Saúde (SES-DF) não distribuiu adequadamente os imunizantes nas diversas unidades do Recanto. O morador que não quis ser identificado, permaneceu na UBS por cerca de 45 minutos. “Todas as doses estão em um único lugar, está tendo muita aglomeração na UBS 3. Não há organização, idosos estão na fila em pé, não há cadeiras”, disse ele.
A vacinação do novo público-alvo de 69, 70 e 71 anos começou nesta segunda-feira e não precisa de agendamento. A ampliação do novo público foi definida no último sábado (20/3), quando o Distrito Federal recebeu mais 48 mil doses de imunizantes. A expectativa é que ao todo sejam vacinadas 42.924 pessoas nessa faixa etária. Em nota, a SES explicou que os pontos de vacinação apresentaram essa alta demanda devido ao primeiro dia de vacinação do novo público-alvo.