O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou que a vacinação contra covid-19 será ampliada para idosos a partir de 69 anos já na próxima semana. Neste sábado (20/3), mais 48 mil doses da vacina chegaram à capital, o que permite, segundo o chefe do Executivo, abranger mais faixas etárias na campanha de imunização local.
A expectativa do governo é que o atendimento por faixa etária siga até que se alcance o público de 65 anos. A partir daí, o governador conta com uma aceleração na entrega de vacinas por parte do Executivo federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para começar a vacinar a população em geral.
Ao Correio, Ibaneis também afirmou que o governo tem acompanhado diariamente o estoque de oxigênio na capital federal. Segundo ele, o DF utiliza, hoje, apenas pouco mais da metade do total contratado para abastecer a rede pública de saúde. São 360 mil litros do insumo usados por mês, enquanto o contrato prevê quase 600 mil litros.
Por precaução, o GDF está licitando a compra de cinco usinas próprias para a produção de oxigênio, ainda de acordo com Ibaneis. Em São Paulo, neste fim de semana, já há relatos de escassez do insumo, essencial para o tratamento de doentes graves da covid-19.
Esta semana, o governo federal fechou contrato com Janssen e Pfizer para compra de 138 milhões de doses das vacinas das duas fabricantes. As primeiras unidades dos imunizantes provenientes do consórcio Covax Facility também chegaram ao país.