Em função da pandemia de covid-19 e do decreto de calamidade pública no Distrito Federal, a secretaria de Mobilidade e Transporte (Semob) decidiu ampliar o prazo para renovação das autorizações de táxi. Agora, as licenças para operar o serviço de transporte particular individual que expiram entre 1º de janeiro a 30 de maio valem até 31 de maio.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (19/3). Para evitar contaminações, o ato ainda exige que os veículos circulem com os vidros abertos e que a higienização seja intensificada com o uso de álcool 70%. sobretudo nos pontos de maior contato, como maçanetas, bancos, volantes, apoios de braços e cintos de segurança.
Além disso, a norma ressalta a obrigatoriedade do uso de máscara por passageiros e motoristas.
Segundo presidente do Sindicato dos Taxistas, Sued Silvio, no DF, 3.401 autorizações dos carros que precisam ser renovadas anualmente. "O sindicato vê isso como uma atitude muito importante para a categoria, tendo em vista que temos muitos idosos que estão no grupo de risco, que não estão trabalhando, e que seriam obrigados, se não fosse a portaria, a saírem de casa para vir renovar, colocando-se em risco, se aglomerando na secretaria.