HOMENAGEM

Mês da Mulher: imagens com mensagem de respeito são projetadas no Plano Piloto

Ato é do grupo Democracia Sem Fronteiras. As projeções estamparam o Teatro Nacional, a Rodoviária do Plano Piloto e o prédio da Caixa Econômica Federal

Em celebração ao Mês da Mulher, o grupo de ativistas Democracia Sem Fronteiras promoveu ato na capital nessa terça-feira (9/3). O grupo projetou a frase “A maior homenagem é o respeito”, em três pontos da capital: Teatro Nacional, Rodoviária e prédio da Caixa Econômica Federal. O ato teve como objetivo chamar a atenção em relação à liberdade de expressão e respeito para todas as mulheres no mundo.

A iniciativa marca uma série de ações realizadas pelo movimento neste mês. "As frases chamam atenção para que o autoritarismo seja repensado, tanto governamental como pessoal, a fim de garantir às mulheres possam exercer seus direitos básicos de forma segura”, explica Gabriele Machado, integrante do DSF, movimento de pessoas engajadas no fortalecimento e na defesa do direito à democracia em todos os países do mundo.

Divulgação/DSF - O prédio da Caixa Econômica Federal também recebeu as projeções
Divulgação,/DSF - A mensagem visa a promoção dos direitos básicos das mulheres
Divulgação/DSF - Uns dos monumento que recebeu as projeção foi o Teatro Nacional

Mulher Mais Segura

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) lançará uma série de ações para integrar o projeto Mulher Mais Segura. A ação integra o programa DF Mais Seguro da SSP-DF, voltado para pautar a aplicação adequada de políticas nessas áreas durante os próximos dois anos. Entre as iniciativas, há a modernização e a ampliação do videomonitoramento nas regiões administrativas, por meio do programa Cidade da Segurança Pública; a melhoria no atendimento dos canais de emergência; a Operação Quinto Mandamento, para reprimir casos de homicídio; a manutenção do sistema de recompensas; e a Operação DF Livre de Carcaças.

Entre as medidas anunciadas está a implementação do Dispositivo de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP), previsto para começar a funcionar neste mês. O sistema permitirá supervisionar vítimas de violência doméstica assistidas por medidas protetivas, para assegurar que os agressores não entrem em contato com elas. O DMPP será disponibilizado por meio de determinação judicial. As vítimas receberão um dispositivo móvel na cor roxa, e os acusados usarão tornozeleira eletrônica.