O Distrito Federal deve receber um novo lote de vacinas da covid-19 nesta terça-feira (9/3). O Correio apurou que a Secretaria de Saúde pretende ampliar a vacinação para o público de 74 anos a partir de quinta (11/3). Segundo informações obtidas pela reportagem, 29,5 mil doses da CoronaVac vão chegar a Brasília.
Atualmente, o DF está na etapa de vacinação do público com 75 anos ou mais. No sábado (6/3), o Ministério da Saúde informou um novo cronograma de distribuição de vacinas contra covid-19 no Brasil, com a previsão de entrega de oito milhões de doses a menos que o informado na última quinta-feira (4/3). A pasta prevê entregar 30 milhões de doses no mês de março. A mudança se dá pela exclusão de oito milhões de doses da Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, e que seriam importadas da Índia.
Com isso, são previstas 23,3 milhões de doses da Coronavac, do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac; 3,8 milhões da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e 2,9 milhões via consórcio Covax Facility. Houve um aumento de 600 mil doses da Coronavac, cuja previsão anterior eram de 22,7 milhões.
É a segunda vez nesta semana que o Ministério reduz o número de doses previstas para março. Na última quinta-feira, a pasta já havia anunciado 8,6 milhões de doses a menos no Programa Nacional de Imunização.
A SES-DF informou que detalhes sobre o andamento da vacinação no Distrito Federal estão disponíveis no site http://www.saude.df.gov.br/vacinadf. Entretanto, a pasta comunicou também que as informações sobre a organização da vacinação "serão divulgadas no site da Secretaria de Saúde após reunião do Comitê Distrital de Vacinação, agendada para a tarde desta terça-feira (9)", diz a nota.