O Governo do Distrito Federal (GDF) pretende inaugurar, na próxima semana, o Hospital de Campanha do Complexo Penitenciário da Papuda. A obra, iniciada em 23 de abril do ano passado, está pronta e comporta 10 leitos de suporte avançado e 20 de enfermaria. A informação foi confirmada ao Correio pela Secretaria de Saúde.
Segundo informou a secretaria, o hospital atenderá a toda a população carcerária do DF, composta por mais de 15 mil presos. A reportagem questionou se há alguma data prevista para a inauguração, mas a pasta afirmou que “estão sendo tomadas providências para que a unidade comece a funcionar na próxima semana”.
A construção do Hospital de Campanha da Papuda começou em 23 de abril de 2020, um mês depois da pandemia causada pelo novo coronavírus. A obra custou mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos. Em resposta enviada ao Correio em 26 de janeiro, a Secretaria de Saúde explicou que o hospital chegou a ter processo de contratação aberto e recebeu uma visita da atual gestão da pasta, mas que não há necessidade de abertura da nova unidade, tendo em vista “os números de leitos ocupados”.
Medidas
Para conter a disseminação da covid-19 no sistema prisional, a juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP) suspendeu, por 30 dias, as visitas de familiares e de advogados. Na decisão, a magistrada autorizou, ainda, a análise das progressões antecipadas do regime semiaberto para o aberto aos presos em cumprimento de pena que tenham previsão de alcance do requisito até 30 de junho.