Pandemia

Jardim Botânico de Brasília restringe o número de visitantes

Para atender às recomendações das autoridades sanitárias, o número de visitantes diários fica limitado a 1.500 pessoas

Após a decisão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), em decretar lockdown na capital, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) adotou uma série de alterações para atender às recomendações das autoridades sanitárias e manter a proteção do público e dos servidores contra o coronavírus. Uma delas foi a restrição do número diário de visitantes, que fica limitado a 1.500 pessoas.

De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial do DF (DODF), também ficam proibidos eventos de qualquer natureza que demandem espaço de uso coletivo localizado nas dependências do JBB. Os eventos que já estavam agendados, também foram cancelados. Algumas das decisões adotadas pela instituição nos últimos meses se mantêm, como o respeito à distância mínima de dois metros entre as pessoas e o uso obrigatório de máscara de proteção facial pelos visitantes.

Os servidores serão responsáveis em manter os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias. Para isso, os colaboradores terão que limitar e organizar o uso de espaços fechados; garantir a distância mínima de dois metros entre as pessoas; aferir a temperatura dos servidores, empregados, estagiários, colaboradores e visitantes na entrada do órgão; manter os banheiros e demais locais do órgão higienizados e com suprimentos suficientes, incluindo-se álcool em gel 70%, para possibilitar a higiene pessoal de seus usuários.

Conforme consta na portaria, quando constatada febre ou estado gripal dos servidores, empregados, estagiários, colaboradores e visitantes, deverá ser impedida a sua entrada no órgão ou entidade, orientando a procurar o sistema de saúde. A febre é caracterizada pela temperatura igual ou superior a 37,8 °C.