MEIO AMBIENTE

Secretaria do DF estende prazo de consulta pública sobre mudanças climáticas

Até 7 de março, brasilienses poderão contribuir com sugestões para os planos de desenvolvimento sustentável elaborados pelo Executivo local

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) prorrogou o prazo da consulta pública que permitirá a definição de estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas no Distrito Federal. As sugestões podem ser enviadas até domingo (7/3), por meio de formulário, e enviadas para o e-mail secex@sema.df.gov.br. As sugestões dos brasilienses vão contribuir para a elaboração dos Planos de Mitigação e de Adaptação às Mudanças do Clima.

O Plano de Mitigação apresenta propostas com o objetivo de criar atividades que reduzam a emissão de gases causadores do efeito estufa e contribuir para a recuperação verde da economia no pós-pandemia. Entre as ações previstas, há a possibilidade de incremento do papel das florestas do DF para a diminuição da mudança climática; a promoção de investimentos em energia limpa; bem como o incentivo ao desenvolvimento e à implementação de tecnologias avançadas nos setores de transportes, resíduos e indústrias.

Já o Plano de Adaptação aborda a identificação de impactos, o mapeamento de vulnerabilidades, além de ações para a adaptação no Distrito Federal, com foco em eventos climáticos extremos. Entre eles, há os que envolvem recursos hídricos, como nas fases críticas de seca. O projeto foca na Bacia do Rio Descoberto, principal fonte de abastecimento de água do DF, e trata de potenciais ações, incluindo uma proposta de mapeamento das áreas com riscos de inundação e alagamentos.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que os planos contam com financiamento por meio do Projeto CITinova, de Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, e do Global Environment Facility (GEF), coordenado nacionalmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e executado pela Sema-DF — com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), vinculado ao MCTI.