A partir das 17h desta quarta-feira (3/3), os idosos com 75 anos poderão começar a agendar a vacinação contra covid-19 no Distrito Federal. Por meio do site vacina.saude.df.gov.br ou pelo Disque 160, as pessoas poderão escolher onde e em qual horário se vacinar. A aplicação da primeira dose para o novo público alvo começa nesta quinta-feira (4/3), às 8h.
A ampliação foi possibilitada após a chegada de mais 26,2 mil unidades de CoronaVac, imunizante chinês contra o novo coronavírus. Os pontos por drive-thru continuarão atendendo exclusivamente aos agendados. Nas unidades básicas de saúde (UBSs) que disponibilizam a vacina, haverá a possibilidade de receber o imunizante sem agendamento, porém a Secretaria de Saúde recomenda o agendamento para evitar filas e aglomerações. A expectativa é vacinar as 9,3 mil pessoas com 75 anos residentes no DF.
Segundo a Secretaria de Saúde, há vagas disponibilizadas diariamente para todo o público-alvo. Atualmente, fazem parte do grupo prioritário pessoas com 75 anos ou mais; profissionais de saúde; pacientes em home care ou cadastrados no Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad); indígenas aldeados; e pessoas em instituições de longa permanência.
Mais doses
Segundo fontes da Secretaria de Saúde ouvidas pelo Correio, a expectativa do governo local é que, na próxima semana, o Ministério da Saúde envie mais doses de vacinas. Se isso se confirmar, a pasta deve ampliar ainda mais a campanha de imunização. Porém, ainda não há um quantitativo previsto.
Nesta semana, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que, em março, pretende ampliar a imunização para idosos com 70 anos ou mais e, em abril, abrir para o público geral.
Mudança
A partir desta quinta-feira (4/3), as aplicações na Policlínica do Lago Sul e na UBS 5 de Ceilândia — localizada na QNM 16 — serão exclusivas por drive-thru. Além disso, a Unidade Básica de Saúde 3 de Ceilândia, na QNM 15, passa a integrar a lista de unidades participantes da campanha.
Ao todo, são 43 pontos, dos quais 13 são por drive-thru. Veja a lista completa dos locais de vacinação.