Capital S/A

Samanta Sallum samantasallum.df@cbnet.com.br

Se você pensa que pode, ou que não pode, você está certo
Henry Ford

 

A disputa pelo Sesc e pelo Senac no DF
Mesmo com o clima tenso e de denúncias, está confirmada para sexta-feira a eleição a presidente da Fecomércio no Distrito Federal. Os dois candidatos, os empresários Ovidio Maia e José Aparecido, foram alvo de acusações, mas ainda sem conclusões. Apesar de não haver remuneração para exercer o cargo, o pleito está sendo bastante disputado, pois duas entidades muito importantes estão sob o guarda-chuva da Fecomércio: o Sesc e o Senac regionais.

 

Blindagem e fiscalização
O presidente da CNC e dos conselhos nacionais do Sesc e do Senac, José Roberto Tadros, para garantir que as entidades do Distrito Federal não fossem utilizadas de forma inadequada no processo eleitoral, determinou uma gestão compartilhada. E está enviando dois observadores para acompanhar o pleito até sexta-feira.

 

O nome da CNC
As instâncias nacionais das duas instituições indicam um representante para administrar o Sesc e o Senac regionais, de forma compartilhada com o presidente interino da Fecomércio, o 1º vice-presidente, Edson de Castro. O vice-presidente da CNC, Valdeci Cavalcante, foi designado para a missão.

 

Lisura ao processo
Cavalcante explicou que não há intervenção no Sesc e no Senac do DF. “Mas, sim, um regime temporário de administração compartilhada, para garantir a lisura do processo eleitoral. A CNC não interfere em candidaturas que participam das eleições das entidades. Apenas trabalha de modo coordenado com as entidades para que os pleitos possam transcorrer de forma alinhada com os estatutos.” (Veja a íntegra da entrevista no blog Capital S/A)

 

Parcerias para socorrer os empresários
O Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas do DF assinam hoje parceria para oferecer consultoria gratuita a empresários associados da entidade. O objetivo é garantir assessoramento especializado para o setor enfrentar o momento de crise devido à pandemia e ao lockdown decretado pelo GDF.

“Vamos fazer um diagnóstico das empresas para o empreendedor poder se reorganizar financeiramente diante das dificuldades atuais”, explica Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae no DF. A mesma parceria será feita com o Sindicato das Academias de Ginástica.

 

Equilíbrio e serenidade
O Sebrae vem aumentando a capacidade de atendimento e oferecendo cada vez mais serviços de apoio ao empreendedor. O número de horas contratadas de consultoria aumentou em cinco vezes em janeiro, comparado ao mesmo mês do ano passado. Chegaram a 25 mil.

“O que precisamos neste momento é de equilíbrio e serenidade para superar o momento. As lideranças empresariais precisam estar com esse sentimento para encontrar a melhor solução junto do GDF, a fim de que as atividades possam ser retomadas o mais rápido possível e de forma segura”, afirmou Oliveira.

 

GDF faz acordo com hospitais particulares
O governador Ibaneis Rocha se reuniu com os empresários da rede hospitalar privada para tratar da abertura de mais leitos de UTIs. O encontro foi positivo e houve um compromisso de ambas as partes de solucionar o problema. O GDF prometeu pagar a dívida da Secretaria de Saúde com os hospitais particulares depois que os valores foram renegociados para um patamar mais baixo. Com o acordo, o setor saiu mais aliviado do encontro com o suporte financeiro e comprometido em disponibilizar UTIs para atendimento dos pacientes encaminhados pela rede pública.