Todas as vagas para agendamento de vacinação com a primeira dose contra a covid-19 foram preenchidas no Distrito Federal, nesta terça-feira (2/3). Quem não conseguiu marcar o atendimento pode procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de casa. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou, ainda, que os postos têm doses extras para atender a pessoas do público-alvo que não conseguiram agendar (leia abaixo).
Na semana passada, a pasta disponibilizou um portal para marcação das aplicações. A partir desta quarta-feira (3/3), haverá novas vagas para agendamento da segunda dose. Além disso, a secretaria aguarda o recebimento de mais imunizantes do Ministério da Saúde para ampliar a vacinação. Até esta terça-feira (2/3), 143.007 pessoas receberam a primeira dose, e 52.680 tomaram as duas.
Até agora, o DF recebeu 240.560 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 173.560 são da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 67 mil são da Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Cerca de 5% das doses ficam reservadas para a reposição em caso de eventuais perdas.
Atualmente, podem se vacinar no DF profissionais de saúde; indígenas aldeados; idosos com mais de 60 anos internados em instituições de longa permanência; idosos em home care e pacientes do Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad); portadores de deficiência institucionalizados; e idosos a partir de 76 anos, a maioria exclusivamente por agendamento. Apenas os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados nos respectivos locais de trabalho.