A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) suspendeu, temporariamente, as visitas em todas as Unidades de Internação e Internação Provisória do Sistema Socioeducativo da capital. A medida foi publicada na manhã desta terça-feira (2/3), no Diário Oficial do DF.
Segundo o texto, a suspensão faz parte da necessidade de evitar aglomerações de pessoas para preservação da condição de servidores, pessoas privadas de liberdade e visitantes. Conforme a pasta determinou, haverá meios alternativos compensatórios à suspensão de visitas, facilitando a utilização de outros meios de comunicação para garantir o contato telefônico semanal com familiares.
A Sejus decidiu ainda que deverá haver um cronograma estabelecido pelas unidades de internação para a entrega de pertences e materiais de higiene levados pelos familiares, exceto alimento, para os respectivos adolescentes durante o período de suspensão de visitas.
Nesta segunda-feira (1º/3), a juíza titular da Vara de Execuções Penais (VEP) assinou a decisão que suspende por 30 dias as visitas de familiares e advogados em todos os presídios do Complexo Penitenciário da Papuda. A medida busca evitar a proliferação do novo coronavírus no sistema prisional do Distrito Federal.