O Distrito Federal começou o mês de março com 4,53% da população vacinada contra a covid-19. O número representa 187.521 pessoas, sendo que 49.251 brasilienses receberam a segunda dose da CoronaVac. A taxa da população imunizada com a segunda dose é de 1,61%. Os dados são da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do portal Coronavírus Brasil.
Só nesta segunda-feira (1º/3), o Distrito Federal imunizou 7.723 pessoas com a primeira dose e aplicou o reforço da vacina a 6.026 pacientes. Apenas quem recebeu a CoronaVac está sendo imunizado com a segunda dose. Aqueles que foram vacinados com o imunizante Covishield, desenvolvido pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, ainda não estão recebendo o reforço.
Segundo a SES-DF, a CoronaVac — produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac — tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Devido a isso, metade do quantitativo recebido é reservado para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias. A recomendação do Ministério da Saúde, portanto, é que todas as doses da vacina Covishield recebidas sejam utilizadas.
A campanha de imunização contra a covid-19 no DF teve início em 19 de janeiro. A segunda dose da CoronaVac começou a ser aplicada em 8 de fevereiro. A capital federal recebeu do Ministério da Saúde 240.060 unidades, sendo 173.560 da CoronaVac e 66,5 mil da Covishield.
De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Saúde, há 13.430 doses em estoque. A pasta não definiu quantas são destinadas à primeira aplicação e quantas estão separadas para a segunda dose.