Saúde

Pandemia: GDF precisou convocar mais de 4 mil profissionais de saúde

Com o agravamento da pandemia de covid-19, o quadro de servidores precisou ser ampliado. Do total de convocados, 2.240 tomaram posse

Correio Braziliense
postado em 30/03/2021 09:10 / atualizado em 30/03/2021 09:38
 (crédito: Breno Esaki)
(crédito: Breno Esaki)

Diante da pressão causada pelo agravamento da crise sanitária do coronavírus sobre o sistema de saúde, o governo do Distrito Federal teve que convocar 4.327 profissionais para reforçar os quadros da rede. Desses, 2.240 tomaram posse e estão atuando no atendimento aos pacientes. 

Outros 2,7 mil servidores da secretaria de Saúde que trabalhavam nos hospitais administrados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) tiveram de retornar às unidades do GDF para reforçar o contingente da secretaria. Também foi necessário ampliar a carga horária de 1.794 servidores da área assistencial.

A secretaria ainda pontuou que a superlotação dos hospitais agrava quadros de estresse e outras doenças entre os próprios profissionais de saúde, o que leva muitos a se afastarem das unidades. Por isso a necessidade de convocar mais pessoas e reduzir a sobrecarga.

Contratações

A pasta ainda informou que prepara editais para convocação de especialidades específicas, como médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas. Na manhã desta terça-feira (30/3), a taxa de ocupação de leitos para tratamento intensivo dos casos mais graves de covid-19 ultrapassava os 98% na rede pública.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação